Vila Cultural Cora Coralina recebe evento do movimento mundial Fashion Revolution
Apr
24
to Apr 29

Vila Cultural Cora Coralina recebe evento do movimento mundial Fashion Revolution

Semana de moda consciente será realizada de 23 a 29 de abril com uma programação totalmente voltada para a produção e consumo de moda responsável e sustentável

FashRev_photoshoot_becurious_lowres.jpg

De 23 a 29 de abril Goiânia recebe pela terceira vez o movimento Fashion Revolution, evento mundial de moda sustentável, aberto e gratuito, celebrado simultaneamente em mais de 80 países, com o objetivo de informar, debater e exigir mais transparência na cadeia produtiva da indústria da moda. Além disso, o movimento deseja chamar a atenção do mercado para a geração de atitudes de consumo mais conscientes em moda por meio reflexão proveniente da pergunta “Quem fez minhas roupas?”

O movimento Fashion Revolution foi criado em Londres no ano de 2013 por um conselho global de líderes da indústria da moda sustentável após o desabamento do edifício Rana Plaza em Bangladesh no dia 24 de abril do mesmo ano, tragédia que chocou o mundo ao deixar mais de 1.133 mortos e 2.500 feridos, todos trabalhadores da indústria textil. Este mercado é um dos maiores em relação à situações de trabalho análogas à escravidão: fábricas situadas em países em desenvolvimento que submetem trabalhadores à péssimas condições de trabalho, além de baixíssimos salários. O movimento acredita em uma postura de engajamento do consumidor de moda que deve cobrar da indústria a valorização, respeito e bem estar de seus colaboradores; a preservação do meio-ambiente; a promoção da criatividade e inovação; e a distribuição do lucro dessa atividade de maneira justa.

Fashion Revolution Goiânia 2016 - 2 Foto Victor Pontes.jpg

Em Goiânia, o evento será realizado na Vila Cultural Cora Coralina com uma programação diária de mesas de debates relativas ao tema, exibição do premiado documentário River Blue, feira de trocas, projeções de fotos de campanhas de moda de marcas locais feitas pela fotógrafa Raphaela Boggi e a exposição Moda Re-Feita com peças criadas a partir do reaproveitamento de materiais de descarte. As mesas de debates contam com a participação de nomes fortes do cenário da nova era da moda como a estudiosa e autora carioca do livro ‘Moda e sustentabilidade’  Lilyan Berlim, a designer de moda da marca Re-Roupa Gabriela Mazepa, além de coletivos, designers, influenciadores, professores e estudantes de moda goianos como Naya Violeta, Su Martins, Clube de Costura, as irmãs Lilian e Liliane Arruda e o jornalista de cultura Clenon Ferreira. O Evento também conta com a participação e coprodução das faculdades de moda e design das universidades: UFG, UEG, PUC, Universidade

O movimento Fashion Revolution é representado em Goiânia pela jornalista Luciana Nunes do Lucid Bag – primeiro guarda-roupa coletivo compartilhado do Brasil, que também participará do evento com uma arara de peças exclusivas para empréstimo e aluguel, além do cadastro de novos participantes para a comunidade. “Nosso objetivo é sensibilizar as pessoas em relação à importância de se pensar moda de uma forma menos consumista e mais sustentável, além de oferecer uma experiência alternativa e prática para quem quer fazer a diferença no mundo mudando seus próprios hábitos de consumo” diz Luciana.

gabrielacoop.png

Sobre Gabriela Mazepa - Re-Roupa

Criadora do Re-Roupa, Gabriela Mazepa é a estilista e diretora criativa do projeto que busca promover a transformação de peças de roupas de doação, descartadas, ou garimpadas em novas peças, com design completamente refeito. Seu processo criativo foge à lógica tradicional de produção e se conecta com o momento de reflexão e desaceleração que a sociedade contemporânea vivencia. A criatividade deste processo é despertada pelo que já existe. Pelo que não serve mais ao rápido ciclo da moda, pelo que é considerado excesso.

Gabriela foi a vencedora do British Council Fashion Awards representando o Brasil na Inglaterra em 2009 e fez uma parceria com uma das maiores facções do Sri Lanka, transformando peças com pequenos defeitos e coleções passadas em roupas e acessórios novos. Hoje em dia desenvolve coleções e projetos sociais especiais em parceria com institutos e ONGS, como por exemplo o ME Costura para o Instituto ISES, na cidade de Cantagalo, região serrana do Rio (2016), criação de peças em parceria com costureiras do Morro Dona Marta para a Ong Pipa Social (2014) e criação de uma coleção com a OSAMI (Cidade de Deus) para a Ong francesa ModaFusion (2012). Além disso, trabalha também no laboratório de criação de empresas como  Rede Asta  e a marca carioca FARM. Para saber mais, acesse o site: http://www.reroupa.com.br/projetos

SERVIÇO:

SEMANA FASHION REVOLUTION GOIÂNIA

Quando: de 24 a 29 de abril

Local: Vila Cultural Cora Coralina

Entrada gratuita

Mais informações e programação completa do evento pelo Facebook: http://bit.ly/fashionrevolutiongoiania2018

View Event →
Festa de abertura do espaço Re-Roupa em São Paulo (SP)
Apr
20
5:00 PM17:00

Festa de abertura do espaço Re-Roupa em São Paulo (SP)

Abre portas Re-Roupa.jpg

O novo espaço da nossa amiga e parceira Re-Roupa estará de portas abertas a partir de sexta-feira dia 20.04, das 17 às 22h na Rua Dr. Vila Nova, número 31 (Vila Buarque) e vocês são mais que bem vindas pra vir celebrar com a gente!

O evento é um esquenta do que vem por aí no nosso novo endereço. Chega mais você que já tem uma re-roupa, que já participou de uma oficina, que já ouviu falar da gente ou que não tem nem idéia do que seja e tá curioso.

VAI ROLAR:
➤ 17-22h: LOJA ABERTA (peças do site e nova coleção a venda) + TRAGO SEU TÊNIS DE VOLTA com TND Sneakers + VAI E VOLTA VOANDO (empréstimo de roupas garimpadas pelo Re-Roupa e pelo Lucid Bag) + INSCRIÇÃO PARA OS CURSOS DE MAIO COM DESCONTO (Puxadinho/Curso Moda Limpa da Marina/ Oficina de Re-Roupa) 
➤19-20h: DIGA OI! (explicaremos o projeto e ouviremos um resumão de outros parceiros que já tão com a gente faz tempo: ModeficaRoupa Livre/Fashion Revolution BrasilLucid Bag e mais uma galera que vamos adicionando aqui ao longo da semana
➤20-22h: BAILE RE-ROUPA (DJ NASCA · Otto Nascarella)

Vai tá tendo: bebida e comida 0800 + outras bebidas e comidas a preço justo ;)

Divulguem e cheguem junto pra celebrar esse momento

Horários da loja na sequência: 
Sábado (21.04): 11 as 18h
Seg a Sexta (23 a 26.04): 10 as 20h

Mais infos aqui no evento do Facebook: https://www.facebook.com/events/1335848133182513/?active_tab=about

View Event →
OFICINA REVESTIR - Crochê nas árvores no Jardim Botânico em Goiânia
Apr
14
1:00 PM13:00

OFICINA REVESTIR - Crochê nas árvores no Jardim Botânico em Goiânia

Revstir 7.jpg

Crochê cobre árvores em oficina no Jardim Botânico
Estilista ensina público técnica de costura para enfeitar temporariamente em ação promovida pelo Casa Fora de Casa.

A técnica antiga do crochê ganha um manifesto artístico nas mãos da estilista Su Martins, que comanda a oficina Revestir, neste sábado (14), no Jardim Botânico de Goiânia, das 13 às 18 horas. Pessoas de todas as idades estão convidadas a participar - e, inclusive, a aprender a crochetar - , para juntos, criar mantas multicoloridas. Ao fim, árvores do parque serão cobertas com o produto do coletivo, feito a várias mãos. A iniciativa é gratuita faz parte da agenda do projeto Casa Fora de Casa - Táticas Urbanas.

Segundo a condutora da atividade, a arte do crochê é simples e a oficina é uma boa ocasião para aprender. “Estão convidados homens, mulheres, crianças, idosos. Alguns fazem mais rápido, outros demoram, depende da habilidade e da capacidade motora. É um momento de relaxamento, de conversa leve, a sombra de uma árvore,  e o resultado é bastante gratificante, uma vez que juntos podemos construir algo visualmente bonito e coletivo”, conta Su Martins.

A estilista conta, também, que o material têxtil é proveniente de descarte da indústria. “Serão utilizadas apenas tiras de malhas, enroladas em novelos, que iriam ser descartados por fábricas locais e que podem se transformar em instrumento de aprendizado e intervenção urbana”.  

SERVIÇO

OFICINA REVESTIR - Crochê nas árvores
DATA: Sábado, 14

HORÁRIO: das 13 às 18 horas
LOCAL: Jardim Botânico, Setor Pedro Ludovico, Goiânia.

CLASSIFICAÇÃO: Livre

View Event →
Jul
21
to Jul 28

CLUBE LUCID BAG DE EMPRÉSTIMOS E TROCAS RIO DE JANEIRO

Vai rolar a primeira edição do nosso Clube de empréstimos e trocas no Rio de Janeiro pra gente fazer circular em nossa comunidade roupas e acessórios nossos lindos que estão esquecidos no armário e, de quebra, renovar o seu guarda-roupa com 3 peças legais do nosso Guarda-Roupa Coletivo para usar por 15 dias.

Como funciona nosso Clube de Empréstimos?

1 - Separe 5 peças "apegos" do seu guarda-roupa: aquela que você gosta muito mas não consegue usar ou usa muito pouco.

2 - Se inscreva pelo link para participar do clube:https://www.sympla.com.br/clube-de-emprestimos-e-trocas__164584

3- Selecione 10 peças de sua preferência do nosso Guarda-Roupa Coletivo Online: https://www.facebook.com/pg/lucidbag/shop/ . Após feita a inscrição no site, nós entraremos em contato com você para que possa nos indicar as peças favoritas e 3 delas (uma básica, uma especial e um acessório) serão reservadas para que você possa fazer a retirada até dia 28/07 na Hospedaria Rio - Rua Vicente de Sousa, 29 - 13h-20h.

2 - Retire na Hospedaria Rio sua Lucid Bag com as peças selecionadas e levar pra gente suas peças "apego" para avaliação e inclusão no nosso acervo online. A partir de aí, toda vez que sua peça for solicitada = empréstimo gratuito de uma peça do nosso guarda-roupa pra você!

4 - As peças emprestadas retiradas poderão ser usadas até dia 11/08. As peças deverão ser devolvidas lavadas e em bom estado de conservação nos dias 11, 12 e 13/08, das 13h - 20h, também na Hospedaria Rio, em Botafogo.

Ponto de troca Sebastiana

A Sebastiana, marca carioca de saias maravilhosas e democráticas (vestem do 36 ao 56 e se transformam em pelo menos 5 tipos de vestidos diferentes) se uniu ao Lucid Bag para incentivar a economia circular e a troca entre as clientes . Você poderá sua antiga saia Sebastiana de qualquer estampa por uma das 5 saias Sebastiana que estarão disponíveis na arara de troca da marca durante todo o dia 28/07. Legal né?! :) É só levar sua saia.

Ponto de troca Roupa-Livre

Você já conhece o Roupa Livre? O aplicativo para troca de roupas funciona igual ao Tinder e cadastramos 5 peças do nosso acervo que topamos trocar com você! Procure pela #lucidbag e dê "Match" na peça se sua preferência. Aproveite nosso evento dia 28/07 também como ponto de encontro para trocas feitas no aplicativo entre você e outras pessoas da cidade.

View Event →
May
6
to May 7

LUCID BAG NO FESTIVAL PATH 2017

Lucid Bag participa do maior festival de inovação e criatividade do Brasil

Foi criado e é produzido desde 2013 pelo Panda Criativo para todos, de estudantes a profissionais e empresas, que buscam inovar a forma de pensar e agir. Palestras, shows, filmes e mais atividades fazem do Path uma experiência rica em educação, entretenimento e negócios, conectando a comunidade criativa de todo o país. O Lucid Bag participa com um Guarda-Roupa Coletivo compartilhado Pop Up de marcas ecológicas para emprestar. A pessoa poderá pegar a peça emprestada por R$15 no primeiro dia de evento e devolver no outro.

Path
View Event →
Mar
18
10:30 AM10:30

Rebobine, pfvr - Um festival para repensar roupas e afins.

Rebobine, pfvr - Um festival para repensar roupas e afins

No fim de uma semana em que o mundo da moda ferve com tantas novidades desfiladas, a gente te convida para dar uma pausa e voltar um pouco a fita. Este é um encontro para questionar a velocidade e a quantidade do que sai das linhas de produção da cadeia da moda.

Um dia pra se aproximar de quem já vem lidando com os excessos, encontrando soluções criativas e de negócio para dar um novo uso às sobras e que vê no que ninguém mais quer, oportunidades mil.

Venha para conhecer e colocar em prática atitudes que são mais coerentes com o mundo em que vivemos. Venha refletir, emprestar, trocar, re-roupar e questionar. Venha nos conhecer, ver o que estamos fazendo e se juntar a este movimento. 

PROGRAMAÇÃO:

// Lançamento Roupa Livre App em SP - Roupa Livre

Um aplicativo de troca de roupas que funciona na mesma lógica do Tinder. Um encontro de trocas disponível sempre no seu celular. 

Baixe o App: www.roupalivre.com.br/app e combine de trocar com quem também vai ao evento. É só cadastrar suas peças usando a hashtag Rebobine e pesquisar no App as peças cadastradas com esta mesma palavra. Se der match, vocês combinam de fazer a troca no dia do evento. (No cadastro, não precisa colocar o # antes do Rebobine e para adicionar outras tags é só separar com vírgulas!)

Também vamos ter um cantinho especial para quem quiser tirar fotos bacanudas daquelas peças que quiser colocar no App.

// Trago sua roupa de volta em 7 dias - Re-Roupa

Trazemos de volta aquela peça que manchou, encolheu, que você ama a estampa mas não gosta do corte e que acabou no fundo da gaveta. Traga para que ela ganhe uma vida nova. O Re-Roupa transforma peças esquecidas em peças que voltarão a ser incríveis. 

Deixe sua peça com a gente. Vamos tirar suas medidas e ouvir sua história e passar um orçamento de acordo com a complexidade da transformação. Você palpita nas cores e a gente se encarrega de Re-Roupar totalmente a peça e depois enviar direto para a sua casa quando ficar pronta.

Lembrando que: A Lei Fundamental do Re-Roupa é a transformação completa das roupas em desuso. Transformamos calças em saias, saias em calças e por aí vai. Não fazemos só ajustes simples ;) 

// Clube de empréstimos - Lucid Bag Guarda-Roupa Coletivo

Sabe aquela peça especial que tá lá parada no seu guarda-roupa mas que você ainda não conseguiu desapegar para vender, trocar ou doar? Traga até 5 delas para nosso Clube de Empréstimos e leve as de outras participantes da nossa comunidade emprestadas por 30 dias para variar seus looks, testar novos estilos e experimentar a moda de uma forma mais colaborativa e sustentável.

Regrinhas:

1 - O nosso Guarda-Roupa Coletivo é famoso justamente pela beleza e qualidade das roupas participantes, então o foco aqui é justamente aquelas peças que você adora. Portanto, capriche na seleção! O número de peças suas selecionadas pela nossa curadoria será igual ao número de peças que você poderá pegar emprestado.

2- Cada roupa ou acessórios terá sua ficha com as informações da peça, da dona da peça, assim como seus dados para contato. Você poderá ficar até 30 dias com as peças emprestadas assim como a pessoa que pegar sua peça emprestada também terá direito ao mesmo período.

3 - Após término do período as roupas deverão ser devolvidas diretamente às proprietárias das peças ou então à equipe do Lucid Bag. Elas deverão estar lavadas, sem problemas grandes de uso ou estragos e, quem sabe, com uma cartinha de agradecimento?! :) 

4 - Tem algum casamento pra ir? Precisa de alguma roupa ou acessórios com características específicas para alguma data especial? Mande um email pra gente no luciana@lucidbag.com.br com a sua necessidade que vamos fazer o possível para mobilizar a comunidade e oferecer algumas opções de peças disponíveis para você! 

Lembrem-se que somos uma comunidade colaborativa predominantemente de mulheres incríveis. Bom senso e senso de cooperação são imprescindíveis para nosso bem-estar geral, já que infelizmente não conseguimos nos responsabilizar por possíveis danos às peças. Em 2 anos de projeto nunca tivemos nenhum problema entre as participantes e gostaríamos de continuar com nosso quadro de “Sem acidentes” contando. :)

Participação colaborativa sugerida: R$15

// Cantinho faça você mesmo.

Vamos disponibilizar no dia materiais de costura para pequenos consertos que você mesmo(a) poderá fazer, contando com os palpites de quem estiver no evento. Não é aula, é uma oportunidade de você colocar a mão na massa e contar com alguma ajuda ;)

// Pílulas de ideias

Apresentações de 15 minutos das propostas dos projetos que estão trazendo para o presente, uma nova visão de futuro.

14h - Roupa Livre
14h30 - Re-Roupa
15h - Lucid Bag Guarda-Roupa Coletivo
15h30 - Puxadinho (Carolina Delgado)

// Espaço aberto

Quer apresentar o que você vem fazendo? Fale com a gente e faça parte!

// Roda de conversa

Para fechar o dia, às 16h a Marina Colerato, do Modefica, e Carolina Delgado, do Puxadinho, puxam a conversa sobre questões que interferem no modo como consumimos hoje em dia.

// Sobre o Preto Café

Parceiro de longa data das nossas propostas, o Preto Café é um lugar de expressão da cultura livre. Conecta pessoas e ideias, busca relações conscientes e transparentes de consumo, e convida para uma pausa e um bom café. E abrigará o nosso evento. ♥

O café funciona num esquema de contas abertas e pague quanto achar que vale. Os custos estarão abertos e você decide quanto vai pagar pelo que consumir. Vamos ter uma caixinha no evento para você contribuir, além do consumo, com os custos do evento. Tudo com custos abertos ;)

View Event →